Palestrantes

Rafael Jardim Cavalcante

Professor  | Auditor Federal

Auditor Federal de Controle Externo é dirigente do TCU há mais de dez anos. Foi Secretário de Controle Externo do Sistema Financeiro Nacional do TCU e Ex-Secretário de Combate a Corrupção daquela Corte.
Coautor dos livros “Obras Públicas: comentários à  jurisprudência do TCU” – 4ª Edição, “O RDC e a Contratação Integrada na prática”, “Lei Anticorrupção e Temas de Compliance”, “Empresas Estatais – governança, integridade, compliance e contratações” e “O Controle da Administração Pública na Era Digital”. No TCU desde 2005, foi também titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura, unidade responsável pela condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato.
Foi ainda Diretor da área técnica responsável pela fiscalização de rodovias. Ocupou os cargos de Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e também de Fiscalização de Obras de Energia. Coordenou as fiscalizações do TCU atinentes à
Copa do Mundo de 2014. Na área de combate à corrupção e integridade, palestrou em eventos internacionais da ONU, OCDE, além de treinamentos para auditores das Controladorias Gerais de diversos países na América Latina.
Palestrante e conferencista em temas afetos à engenharia de custos para o setor público, ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), Empresas Estatais, Compliance, Integridade e a licitações e contratos de obras e serviços de engenharia. Formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília, trabalhou por mais de dez anos na coordenação de projetos e execução de obras na iniciativa privada. 

Paulo Roberto Teixeira

Professor | Advogado | Consultor

Advogado especialista em Direito Público, Consultor em Licitações e Contratos, com mais 20 anos de experiência em compras públicas.  Professor em Cursos sobre diversos temas ligados a licitações, tendo capacitado mais de 15.000 servidores públicos e particulares. Palestrante Convidado em diversos Congressos voltados ao estudo de Compras Governamentais. Co-Autor dos Livros: Direito Provisório e a Emergência do Coronavírus, da Editora Forum, 101 Dicas Sobre o Pregão; Compras Públicas: Estudos, Conceitos e Infográficos. Organizador do Livro Legislação Licitações e Contratos Administrativos, Pregão Eletrônico – Presencial e Leis Complementares, da Editora Negócios Públicos. Diretor da empresa Mérito Assessoria e Licitações Ltda.Como Pregoeiro, teve atuação destacada e reconhecida em nível nacional, durante o Congresso Brasileiro de Pregoeiros, recebendo Prêmios em 2010 como o Pregoeiro com o maior número de pregões  realizados com  propostas válidas e o de Pregoeiro com o maior  número de pregões realizados sem interposição de recursos.

Paulo Reis

Professor  | Engenheiro Civil | Advogado

Engenheiro Civil e Advogado, com mais de 48 anos de atividades na administração pública, onde exerceu diversos cargos na área de licitações e contratos. É Palestrante nessa área.
Autor dos livros OBRAS PÚBLICAS – Manual de Planejamento, Contratação e Fiscalização, SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS – Uma forma inteligente de contratar, e CONTRATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA-Administração direta e estatais, todas da Editora Fórum.

Thiago Zagatto

Professor | Advogado | Auditor

Engenheiro Civil e Advogado. Mestre em Direito Econômico. Auditor do Tribunal de Contas da União, onde atualmente exerce a função de assessor de Ministro. Especialista em Licitações e Contratos, sobretudo na área de obras e serviços de engenharia.

Priscila Ramos Netto Viana

Priscila Viana

Professora | Advogada 

Advogada, Bacharel em Direito pela UFMG, Especialista em Direito Público e em Direito Ambiental pela Universidade Gama Filho.   Mestre em Direito   Público pela Universidade FUMEC, tendo sido a primeira aluna da universidade a ser aprovada com distinção. Ex-membro da Comissão de Direito  administrativo e de Direito Ambiental da OAB/MG. Ex- consultora da AMIG- Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais. Palestrante e Consultora de diversos Municípios, entidades públicas e empresas privadas nas áreas de Direito Administrativo, Gestão Pública, Controladoria e Compliance, Direito Minerário, Urbanístico e Ambiental.  Instrutora da Associação Mineira de Municípios – AMM, ministrando cursos diversos na área de gestão pública desde 2009.Autora de livros e artigos científicos publicados por editoras e sites especializados. Ministra cursos e palestras em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e outros estados da Federação. Pioneira em cursos da Nova Lei de Licitações e na sua regulamentação em Municípios do estado de Minas Gerais.

Davi de Melo

Professor 

Formado em sociologia e gestão pública. Possui experiência de 16 anos em órgãos públicos das esferas federais, estaduais e municipais onde atuou nas áreas de compras públicas e licitações, dentre outras. Tem atuado nos últimos 12 anos como consultor de licitações e contratos, além de ministrar cursos, palestras e treinamentos abertos e in company, tendo capacitado milhares de pregoeiros, equipe de apoio, comissão de licitações e gestores públicos. Realizou treinamentos em órgãos como:  Unicamp-SP, Cemig-MG, Unesc-SC, Inb-RJ, Ministério Público-RR, Conselho federal de Contabilidade-DF, Embrapa-MS, Tribunal de Contas-RO, Fiocruz-RJ, dentre outros. Participou como palestrante dos principais congressos nacionais de licitações, tais como: 8º, 9º e 10ª congresso de pregoeiros de Foz do Iguaçu , pregão week de Curitiba, congresso de fundações de apoio-RJ, congresso de RDC em Curitiba e 1º Simpósio nacional de pregoeiros. Criou várias apostilas de licitações e colaborou na elaboração e atualização de livros de legislação de licitações e contratos.

Felipe Vujanski

Professor 

Professor, graduado em Gestão Pública, Licenciado em Matemática, Tecnólogo em Edificações, Especialista em Gestão Pública Municipal, Educação Profissional, Topografia e Sensoriamento Remoto e Segurança do Trabalho, possui 14 anos de experiência na área de
licitações e contratos públicos atuando como Pregoeiro em licitações presenciais e eletrônicas, tento realizado a abertura de mais de 1200 pregões, vasta experiência em operações e capacitações em Pregão Eletrônico pela plataforma do compras.gov (antigo comprasnet) bem como plataformas privadas,coordenando e capacitando equipes de trabalho internas e externas, por meio de instituições públicas e privadas dentro e fora do estado do Paraná
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Daniel Almeida

Professor 

Mestre em Administração Pública pela UFS, é administrador (CRA-SE 4243-01), formado pela UCSAL, especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela UFRRJ e em Direito Público com ênfase em Licitações e Contratos pela FAEL. Possui extensão em Metodologia de Ensino Superior pela FABAC/ADESG e em e Educação à Distância 4.0 pela FAEL. Professor da Pós Graduação de Licitações e Contratos da FANESE e professor colaborador da graduação em Administração na UFS, é consultor, palestrante e professor na CATE SOLUÇÕES e palestrante pela ANPPME – Associação Nacional de Pregoeiros, Presidentes de CPL, Membros e Equipes de Apoio, assim como outras empresas nacionais de capacitação pública. Atua ainda como Conselheiro Regional junto ao CRA-SE durante o quadriênio (2021-2024). Foi Professor do Curso de Extensão Universitária de Gestão Pública da UNEB (BA) e Professor Convidado da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, nas Eletivas “Boas Práticas em Licitações e Contratos” e “Governança, Compliance e Gestão de Riscos”. Desenvolveu atividades de Chefe da Seção de Licitações e Contratos, Membro da CPL e Pregoeiro da BNA (BA), Chefe da Seção de Operações, Instrutor e Presidente da CPL da 4ª Cia Gd (BA), Chefe da Divisão de Pessoal, Instrutor e Membro da CPL do 28º BC (SE), Analista Administrativo de Compras e Licitações do SENAR (BA), Assessor Executivo e Consultor Técnico Operacional em Compras e Contratações da SECC (SE), Gerente de Logística, Presidente da CPL e Pregoeiro na Secretaria de Estado da Saúde (SE), Diretor Executivo da Secretaria de Administração e Pregoeiro da Pref. Mun. de Una (BA), Analista Administrativo em Licitações e Contratos da Pref. Mun. de Riachão do Dantas (SE) e Coordenador Geral de Licitações Contratos e Convênios e Pregoeiro da Pref. Mun. de Santa Luzia do Itanhi (SE). .

Lucimara Coimbra

Professora | Advogada | Consultora

“Advogada, Consultora, Professora e Palestrante.Tem experiência de mais de 25 anos na área pública. Mestre em Planejamento e Governança Pública – Dissertação sobre Contratações Públicas Sustentáveis. Especialista em Direito Administrativo. Atualmente é Professora de Direito Administrativo na FAPI. Foi Procuradora do Município de Joinville, atuando na área de Licitações e Contratos. Foi Professora de Direito Administrativo e de Contratos Administrativos na Universidade Tuiuti do Paraná, Professora de Direito Administrativo, de Processo Administrativo, Controle da Administração Pública e do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Positivo. Professora na Pós-Graduação da FESP, no curso de Gestão Pública. Foi Assessora Pedagógica no Programa de Formação em Serviços Públicos do IFPR. Foi Professora no Curso de Técnico em Serviços Públicos (EAD) do Programa de Formação em Serviços Públicos do IFPR. Ministrou a disciplina de Licitações na Pós Graduação da FEMPAR. Instrutora de Cursos na Escola de Governo do Paraná. Professor em cursos preparatórios para concursos públicos. Foi Consultora jurídica da Consultoria Zênite – Informação e Consultoria em Administração Pública Ltda. Foi Coordenadora Executiva no Município de Pinhais por cerca de 10 anos, com atuação em diversas áreas do setor público, especialmente de servidores e licitações e contratos. Atua como Palestrante a mais de 15 anos, em diversos cursos de licitações, capacitação de pregoeiros, contratos administrativos, sistema de registro de preços, Sistema de Controle Interno, terceirização na Administração Pública, participação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte nas contratações governamentais e, na área de servidor público, ministra temas como direitos e deveres dos servidores públicos, limites de gastos com pessoal e especialmente em Processo Administrativo Disciplinar – PAD e Sindicâncias.”

Jamil Manasfi

Professor | Bacharel em Direito | Administração Pública | MBA em Licitações e Contratos | MBA em Gestão Pública

“Especialista em Metodologia do Ensino Superior; Professor e Orientador de TCC dos MBAs em Licitações e Contratos da Faculdade Polis Civitas – PR, Pós-Graduação NAVIGARI- MA e Centro Universitário São Lucas – RO; Autor de artigos e e-books jurídicos sobre licitações, contratos administrativos;  Servidor de carreira da Prefeitura Municipal de Porto Velho – RO; Pregoeiro Oficial do CRA-RO; Palestrante e Instrutor na área de licitações e  Contratos, planejamento das contratações e  formação de pregoeiros; Professor convidado da Academia Militar das Agulhas Negras e Escola Coorporativa da FIOCRUZ; Membro Especial da Ordem dos Pregoeiros e Agentes de Contratações da Paraíba e Membro da Rede Governança Brasil.

Cesar Wanderley

Professor | Advogado | Servidor Público

Mestre em Amazônia e Políticas de Desenvolvimento. Pós-graduado em Direito Público.
Pós-graduado em Direito Tributário. Pós-graduado em Processo Civil. Presidente de Comissão de Licitação. Atuou como Pregoeiro e Membro da Comissão. Assessor Técnico do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas. Presta Assessoria e Consultoria em Licitações e Contratos. Atua em Licitações e Contratos Administrativos a 15 anos.

Ricardo Ribas da Costa Berloffa

RicardoRibas

Professor | Advogado | Consultor 

Sócio do Escritório Route Assessoria Juridica. Especialista em Direito Constitucional e em Direito Processual Civil. Professor de Direito Administrativo da empresa de treinamento Route Editora. Foi Professor de Direito Administrativo do Complexo Jurídico Damásio de Jesus, da EPD – Escola Paulista de Direito, da empresa LEX Cursos Jurídicos e da Universidade Bandeirante de São Paulo – UNIBAN. Foi Secretário-Executivo da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP e Chefe de
Gabinete e Assessor Jurídico da Comissão de Serviços Públicos de Energia do Estado de São Paulo – CSPE. Foi membro de Comissões Permanentes e Especiais de Licitação e Pregoeiro do Estado de São Paulo.
Autor dos livros:
“Procedimento Sumaríssimo (Comentários à Lei nº 9.957/2000) e o Novo Enfoque Mundial das Relações Trabalhistas”,“Manual de Licitações Públicas – Uma abordagem prática e sem mistérios”,“A nova modalidade de Licitação: Pregão”,“A modalidade de licitação Pregão – Uma análise dos procedimentos dos Pregões Presencial e Eletrônico”, “Introdução ao Curso de Teoria Geral do Estado e Ciências Políticas”, “Licitações com Micros e Pequenas Empresas”.

Jander Leal dos Santos

Professor |Advogado | Economista |Advogado

Servidor Público Federal aposentado, Especialista em Licitações e Contratos
Mestre e Doutor em Planejamento Estratégico Ambiental.
Coordenador MBA Licitações e Contratos da AVM/ Cândido Mendes.
Professor de Direito Administrativo e Ambiental.
Atuou como Gestor Público por 30 anos na área de licitações e contratos.
Pregoeiro desde 2000.

Depoimentos

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